Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Guia R7
Publicidade

Como escolher a Smart TV ideal para minha casa?

Neste artigo, você aprenderá a identificar qual o modelo correto e ainda conhecerá as melhores TVs de 2023 

Guia R7|Renato Fontes, do R7 Conteúdo e Marca

Mercado de Smart TVs oferece opções para todos os gostos e bolsos
Mercado de Smart TVs oferece opções para todos os gostos e bolsos Mercado de Smart TVs oferece opções para todos os gostos e bolsos

Como escolher a Smart TV ideal para minha casa? Certamente, você já se fez essa pergunta. Afinal, o mercado de televisores conta com uma enorme variedade de opções com tamanhos, tecnologias e recursos capazes de atender todos os gostos e ainda caber perfeitamente no bolso do comprador.

Entretanto, algumas características são básicas e você precisa conhecê-las para poder acertar em cheio na escolha da sua nova Smart TV. Nesse artigo, o Guia R7 preparou um guia que vai te ajudar a tomar a melhor decisão na hora da compra. Continue a leitura.

Tamanho da tela

O tamanho da tela da Smart TV é uma das primeiras características que você deve analisar. Afinal, dependendo do cômodo onde o aparelho será instalado, a tela pode parecer pequena ou grande demais para o espaço.

Publicidade

Por isso, os fabricantes recomendam usar uma fórmula padrão para calcular o tamanho ideal da Smart TV para o cômodo: distância entre TV e sofá x 18 = polegadas da TV ideal. Por exemplo: se a distância entre os dois pontos for de 2,4 metros, onde o resultado será de 43,2, a Smart TV indicada é a de 42 polegadas, modelo mais próximo do valor final. Aproveite a Smart TV 4K Samsung 43CU7700!

Smart TV 4K Samsung 43CU7700
Smart TV 4K Samsung 43CU7700 Smart TV 4K Samsung 43CU7700

Tipos de tela

Publicidade

LED, QLED, Mini LED e OLED. As principais telas dos modelos atuais têm tantas siglas que viram uma “sopa de letrinhas”. Saiba que cada uma delas tem uma qualidade de imagem e um consumo de energia diferentes. Confira:

LED: o LED (Light Emitting Diode) é uma das tecnologias mais comuns no mercado. Os pequenos LEDs iluminam por trás a tela, gerando imagens com mais brilho e, ao mesmo tempo, consumindo menos energia. Com essa tecnologia, você tem imagens mais realistas, com cores mais vivas e contraste maior.

Publicidade

QLED: o (Quantum Dot Light Emitting Diode) é formado por nanocristais que absorvem luz emitida por um painel traseiro. Smart TVs com essa tecnologia possuem mais nitidez, excelente brilho, alcançam tons puros de preto e uma variedade de cores mais vibrantes. Além disso, quem está assistindo dos cantos do sofá tem a mesma qualidade de imagem de quem está de frente para a televisão. Uma dica é a QLED 4K Q60C da Samsung!

QLED 4K Q60C da Samsung
QLED 4K Q60C da Samsung QLED 4K Q60C da Samsung

OLED: diferente do LED, o OLED (Organic Light-Emitting Diode) não depende do painel traseiro de iluminação para gerar as imagens, o que deixa modelos com essa tecnologia com aspecto mais fino. Além disso, os nanocristais responsáveis por gerar as imagens conseguem alcançar tons mais escuros e puros, proporcionando cenas mais realistas. A maioria das smart TVs que oferecem esse sistema são 4K ou 8K. Conheça a Smart TV 55" LG OLED 4K

Smart TV 55" LG OLED 4K
Smart TV 55" LG OLED 4K Smart TV 55" LG OLED 4K

Neo QLED: desenvolvido pela Samsung, é a evolução do QLED. A diferença está no painel traseiro formado por mini LEDs 40 vezes menores que o tradicional LED. Essa tecnologia garante tons pretos mais puros, cores 100% reais, maior nível de brilho, mais precisão nas imagens e alto contraste dignos de cinema.

Taxa de atualização

Normalmente medida emHertz (Hz), a taxa de atualização define a frequência com a qual as imagens são atualizadas na tela da TV. Quanto maior a taxa de atualização, mais fluida, realista e sem borrões serão as imagens geradas pela Smart Tv. Atualmente, a taxa mínima que deve ser considerada em um modelo é de 60 Hz, mas têm aparelhos com frequência de 120 Hz ou mais. A Smart TV 4K 55QNED80SRA de 55 polegadas é uma delas. Confira!

Smart TV 4K 55QNED80SRA de 55 polegadas
Smart TV 4K 55QNED80SRA de 55 polegadas Smart TV 4K 55QNED80SRA de 55 polegadas

Qualidade da imagem

HD: a resoluçãoHD (1280 x 720 pixels) está presente em modelos mais simples e de até 32 polegadas. É ideal para quem gosta de acompanhar a programação da TV, como jornais, programas e novelas, por exemplo.

Full HD: a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) é superior à HD, mas inferior à 4K. A tecnologia é encontrada em televisores entre 40 e 50 polegadas. Recomendada para fãs de games, filmes e séries. Por exemplo, a Smart TV LED Full HD Semp Roku TV 43R6500!

4K: a resolução 4K (3840 x 2160 pixels), também conhecida como UHD, ou Ultra HD, é a que oferece a maior qualidade de imagem (quatro vezes mais resolução do que a Full HD. A tecnologia está presente em Smart TVs acima de 50 polegadas. A Smart TV 55" LG OLED 4K OLED55C3PSA é uma delas.

Smart TV 55" LG OLED 4K OLED55C3PSA
Smart TV 55" LG OLED 4K OLED55C3PSA Smart TV 55" LG OLED 4K OLED55C3PSA

8K: a resolução 8K (7.680 x 4.320) representa o máximo da tecnologia em imagem. Aparelhos com essa tecnologia têm quatro vezes o número de pixels de uma tela 4K. Portanto, são capazes de gerar imagens dignas de cinema, com muito mais detalhes e clareza em relação a TV 4K.

Sistema operacional

Cada marca de Smart TV conta com um sistema operacional e com um tipo de navegação para acessar aplicativos dos serviços de streaming e de recursos de áudio e vídeo. Os principais sistemas operacionais são o Android TV (Sony, TCL e Panasonic), WebOs (LG), Tizen (Samsung) e o Roku TV (nas TVs Philips, Philco, TCL e AOC).

Conectividade

Primeiramente, você precisa checar se a Smart TV vem com wi-fi, para que a maioria dos recursos inteligentes da sua televisão, como acesso a aplicativos, comando de voz e integração com outros aparelhos, possam funcionar. Caso o modelo seja por conexão via cabo LAN, cheque se seu roteador fica próximo à TV.

Veja também se o modelo escolhido tem conectividade via Bluetooth. Esse recurso garante pareamento com smartphones, notebooks, home theaters e outros eletrônicos inteligentes. Vale conferir se existe entrada para HDMI 2.1 e USBs para conexão com videogames, HD externo e outros aparelhos. Essas e mais opções de Smart TVs você encontra na Black.

Mais promoções da Black Friday

Você encontra geladeiras, smartphones e outros produtos na Black, no site da Casas Bahia. Acesse agora mesmo e não fique de fora da maior Black Friday do Brasil!

Casas Bahia: dedicação total a você.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.