Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Guia R7
Publicidade

Como escolher o melhor ar-condicionado para o seu ambiente

Tamanho, nível de ruído, preço, entre outras coisas, são elementos importantes e que fazem a diferença

Guia R7|Do R7 Conteúdo e Marca

Ar-condicionado oferece praticidade e conforto durante o uso
Ar-condicionado oferece praticidade e conforto durante o uso Ar-condicionado oferece praticidade e conforto durante o uso

Com a alta das temperaturas e a chegada do verão, é preciso pensar em alternativas para deixar sua casa mais refrescante. Para você ter um conforto maior, a solução pode ser a compra de um ar-condicionado.

Mas, na hora de adquirir o aparelho, muitas dúvidas podem surgir. Como não se trata de um equipamento barato, ele deve ser visto como um investimento no bem-estar da família. E, para que tudo corra bem, é preciso ter em mente que esse produto demanda uma instalação especializada, além de uma avaliação do local onde se pretende colocá-lo e da realização de um cálculo para conhecer a potência de refrigeração mais adequada para esse ambiente.

São muitas características a serem analisadas, além da capacidade ou da potência de refrigeração, que é medida em BTU (British Thermal Unit; em português, unidade térmica britânica). Tamanho, nível de ruído, preço, entre outras coisas, são elementos importantes e que fazem a diferença.

Por exemplo, um ambiente maior precisa de um ar-condicionado mais potente (potência medida em BTU), de maneira geral. Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o cálculo para determinar o dimensionamento correto é:

Publicidade

• 600 BTUs/h para cada m²;

• 800 BTUs/h para cada frequentador do ambiente;

Publicidade

• 800 BTUs/h para cada objeto eletrônico.

Portanto, um quarto com 12 m² (600 x 12), frequentado por duas pessoas (800 x 2) e com dois aparelhos eletrônicos (800 x 2) precisa de um ar-condicionado de 10.400 BTU/h. Nesse caso, o consumidor pode optar por uma opção de 10.000 BTUs/h, por exemplo. Existem aparelhos de 7500 BTUs, 9000 BTUs, 12000 BTUs, 18000 BTUs, 22000 BTUs, 24000 BTUs, 30000 BTUs, entre outros.

Publicidade

Para quem mora em apartamento, há algumas etapas a mais: primeiramente, é preciso verificar se o prédio permite a instalação de ar-condicionado e qual modelo.

O que é preciso levar em consideração na hora de decidir qual aparelho comprar?

• Características físicas do ambiente — a que fim se dedica o local

• Quantidade de ambientes a serem climatizados

• Características técnicas do local — exposição ao sol, quantidade de pessoas no ambiente, tipo de iluminação, uso de outros tipos de equipamento eletroeletrônico

• Locais para a instalação de acordo com a arquitetura, a infraestrutura elétrica e o design planejados para o ambiente

• Renovação do ar ambiente

• Recomenda-se sempre a consulta a um profissional qualificado, que, caso seja necessário, utilizará softwares para simular a condição ideal do ambiente para seu correto dimensionamento

Características

Segundo a Proteste, cada tipo de ar-condicionado possui características que atendem a uma certa necessidade. Os modelos são os portáteis, split, janela, inverter, entre outros.

Portátil

É adequado para quem não quer fazer grandes modificações estruturais. É um modelo que não precisa da alteração da fachada para sua instalação e pode ser levado de um cômodo a outro. No entanto, os portáteis são pesados e não servem para ambientes muito grandes, sendo essas algumas de suas desvantagens. Além disso, o modelo precisa ser acoplado ao espaço externo para realizar a troca de ar, que pode ser feito por um tubo. Outra característica é que ele acumula água internamente, por isso, o seu reservatório precisa ser esvaziado de tempos em tempos.

Split

A principal característica desse modelo é a redução de ruído, já que o seu compressor é colocado do lado de fora. Contudo, esse item deve ser instalado por uma assistência técnica especializada, sendo esse um custo adicional. Sem mencionar que o modelo também está entre os mais caros no mercado.

Janela

Deve ser instalado em uma janela ou em uma parede próxima. Nesse caso, a principal desvantagem é o ruído, e a vantagem é o custo mais acessível, já que se trata de uma opção mais barata.

Agora que você já sabe tudo sobre ar-condicionado, aproveite as promoções da Black Friday Casas Bahia e não passe mais calor!

Aviso!

Os preços e a disponibilidade dos produtos citados nesta matéria são de total responsabilidade da loja mencionada neste conteúdo. O Portal R7 informa também que não se responsabiliza pela experiência de compra de seus leitores por meio dos links disponibilizados no texto ou por quaisquer produtos ou serviços ofertados. Qualquer questionamento ou reclamações em relação ao (s) produto (s) adquirido (s) e/ou processo de compra e entrega deverão ser direcionados diretamente à empresa responsável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.