Apagão no Brasil: queda de energia é registrada em todo o país
Ocorrência em rede do Sistema Interligado Nacional provocou separação elétrica das regiões Norte e Nordeste do Sul e Sudeste
Noinsta|Isabelle Amaral, do R7
Todas as regiões do Brasil registraram falta de energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Em algumas cidades, o apagão nacional durou alguns minutos. Em outras, a população continuava sem luz até a última atualização desta reportagem.
Às 9h39, o Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), registrou "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)" que provocou a "separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste do país", com interrupção de pelo menos 16 mil megawatts de carga.
As causas da falha ainda estão sendo apuradas, segundo a pasta. Até as 10h45, 13,5 mil megawatts já haviam sido recompostos, de acordo com o ONS. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o fornecimento de energia já foi restabelecido.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Por causa da falta de luz, as redes sociais ficaram lotadas de comentários de pessoas de diversas cidades do país. VEJA ABAIXO ALGUNS RELATOS.
A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo chegou a ficar paralisada em razão da falta de energia. Na estação Higienópolis-Mackenzie, o trem ficou 20 minutos parado na plataforma.
Na estação Luz, as escadas rolantes e os corredores ficaram lotados.
A ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela, afirma que os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo entre 8h30 e 9h25, mas que a operação já foi normalizada.
Na zona oeste de São Paulo, moradores contam que ficaram sem luz por cerca de cinco minutos. Já na região de Interlagos, na zona sul, o apagão chegou a durar 20 minutos.
O Metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e de Salvador, na Bahia, também foram afetados pela queda de energia elétrica.