Lula condecora pesquisadores que tiveram honraria cancelada por Bolsonaro
Presidente entregou medalha da Ordem do Mérito Científico a 23 pessoas que não receberam homenagem durante a gestão anterior
Noinsta|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta quarta-feira (12) a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico a entidades e pesquisadores. Na cerimônia, o presidente homenageou pesquisadores que tiveram a honraria cancelada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que acabaram não recebendo a condecoração por publicarem trabalhos que contrariam a gestão anterior.
Após os dois terem a honraria revogada, outros 21 cientistas renunciaram à indicação na época e também serão agraciados na solenidade desta quarta-feira. Essas pessoas também receberam a medalha de Lula nesta quarta.
Segundo o governo, a entrega da condecoração foi “um gesto de reparação histórica”. A honraria tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à ciência e à tecnologia.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, participou da cerimônia de entrega e disse que os pesquisadores foram "injustamente perseguidos" pelo ex-presidente.
"É um ato de desagravo à ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, professoras, médicos, pesquisadores e pesquisadoras, brasileiros e brasileiras que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anticiência e antivida", criticou.
No evento, Lula também anunciou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Órgão de assessoramento do presidente da República, o CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.