Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Noinsta

Instagram adverte Regina Duarte pela segunda vez por publicação falsa

A ex-secretária de Cultura sugeriu que o ministro da Justiça, Flávio Dino, seria o mentor da tentativa de golpe do 8 de Janeiro

Noinsta|Do R7, em Brasília

Regina Duarte e a deputada Carla Zambelli (PL-SP)
Regina Duarte e a deputada Carla Zambelli (PL-SP)

A ex-secretária de Cultura Regina Duarte, que exerceu o cargo durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou a publicar nas redes sociais informações erradas relacionadas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A atriz foi advertida pelo Instagram na última quinta-feira (3) com o aviso de "falso". O R7 tenta contato com a artista.

"To [sic] meio por fora da CPI de 8 de Janeiro, seguidores queridos. Mas que desatino foi aquela invenção de resolver um grande equívoco de quebradeira do patrimônio público com narrativas de 'golpe'? Os blackblocks encomendados pra [sic] simular o desatino já foram identificados e presos?", escreveu Regina Duarte na publicação.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A publicação mostra imagens do Palácio do Planalto durante as invasões do 8 de Janeiro. É possível ver (confira na publicação abaixo) os ministros da Justiça e da Defesa, Flávio Dino e Múcio Monteiro, respectivamente, conversando durante uma vistoria no prédio. No vídeo, há ainda a afirmação de que Dino seria o mentor do golpe.

"Ali estávamos debatendo sobre as consequências dos atos criminosos. Muitos perguntam se eu estava brigando com o ministro Múcio. Jamais. Ministro Múcio é meu amigo desde que foi líder do governo Lula na Câmara, em 2007. Agora, é claro que eu estava tenso, indignado, desde as 15h ajudando a gerenciar uma crise gravíssima, uma tentativa de golpe de Estado", disse Dino na ocasião.


Há dois meses, Regina Duarte foi advertida pela mesma rede social. A plataforma publicou uma mensagem no post da atriz na qual alerta que "verificadores de fatos independentes afirmam que este vídeo pode enganar as pessoas".

Nesse caso, a publicação apresenta um trecho de uma entrevista concedida em 2022 pelo então candidato Lula ao programa Flow Podcast. O petista citava a ocasião em que Bolsonaro tinha afirmado que havia "pintado um clima" com adolescentes venezuelanas durante um de seus passeios de moto por Brasília.


"Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele está falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: 'Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir, porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira, minha mãe dizia, uma mentira, ela, ela voa. A verdade engatinha. É sempre assim'. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem e que são pessoas sérias. Sabe?", disse o então candidato.

No entanto, o trecho apresentado no post de Regina Duarte está fora de contexto, por dar a entender que essas falas seriam de Lula. Na verdade, ele citava falas de seu oponente Jair Bolsonaro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.