Em 31 de maio de 2009, o hit Stayin’ Alive, dos Bee Gees, anunciava o início de uma revolução na televisão brasileira. O público acompanhou a chegada animada de celebridades em uma típica fazenda de Itu (SP), com um adendo: ela estava recheada de câmeras. Quando as porteiras se fecharam, os primeiros peões fizeram história!
Ao longo das 16 temporadas, o reality show trouxe as mais variadas emoções aos telespectadores, que ficaram fascinados com os dramas rurais dos 277 famosos. O público torceu pelos peões, lamentou as eliminações, deu risadas das cenas divertidas, viu memes invadirem as redes sociais, sentiu o impacto de pautas importantes e acompanhou do sinal analógico à resolução máxima na internet o espelho da própria sociedade.
Em entrevista exclusiva ao R7, o diretor do núcleo de realities, Rodrigo Carelli, relembra que o formato original surgiu na Suécia em 2001, e bombou também na França e em Portugal, até cair no gosto dos brasileiros: “Esse sucesso chamou a atenção dos diretores da RECORD, que decidiram produzir uma versão brasileira. Surgiu então A Fazenda como conhecemos hoje”.
O reality dos realities é inspirado em The Farm, que foi criado pela produtora Strix e comercializado para diversos países com nomes variados, como Quinta das Celebridades (Portugal) e La Granja (Espanha).
Carelli relembra como a atração superou as expectativas do mais otimista e entusiasta: “Há sempre uma esperança de que o novo projeto faça sucesso e conquiste os telespectadores, porém A Fazenda acabou se tornando parte da cultura Pop com suas cenas e momentos inesquecíveis. Se você abre uma rede social, não demora 10 minutos para se deparar com alguma cena memorável. As participações do Theo Becker, Nicole Bahls e Gretchen, por exemplo, são lembradas até hoje como se tivessem acontecido há poucos meses e isso já tem mais de 10 anos. Se tornando bordões e memes na internet”.
Itu: ponto de partida para o sucesso
Construir uma história de sucesso não é fácil. Carelli explica que antes da primeira temporada ir ao ar, os produtores se depararam com dois grandes desafios: “Encontrar uma fazenda grande que comportasse toda a estrutura necessária para produzir o reality e também levantar toda essa estrutura no meio do nada”.
Após inúmeras buscas, a equipe achou a sede perfeita, localizada na cidade de Itu, no interior do estado de São Paulo: “Em 2017, passamos por uma reformulação com a Fazenda: Nova Chance e aí fomos para uma segunda sede, localizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo”.
Por trás da porteira
Quem vê sucesso, não vê o corre! Entre as histórias de bastidores, Carelli destaca uma em especial: “Na estreia de A Fazenda 2, em 2009, caiu um temporal uma hora antes do horário marcado para o início do programa ao vivo. O lamaçal causado pela chuva foi tão grande que as vans em que os participantes estavam começaram a deslizar no barranco, causando uma bagunça e isso alterou a ordem de entrada deles. Como não revelamos os nomes deles nem para a produção, os produtores tinham que perguntar um por um quem estava dentro das vans e isso causou uma diferença com a ordem que estava no roteiro. Um caos que foi contornado no ar e o telespectador não chegou a perceber nada. Eu, inclusive, perguntei para a diretoria se existia um plano B, caso não conseguíssemos colocar o programa no ar a tempo. Cinco minutos antes do início, a chuva parou e o programa aconteceu normalmente sem ninguém perceber os apuros que passamos”.
O Carelli de A Fazenda
Mesmo com toda a bagagem, Carelli confidencia que A Fazenda foi um recomeço na sua história. “Eu já tinha dirigido a Casa dos Artistas em 2001 e 2002 e não imaginava que sete anos depois estaria à frente de outro reality. É muito legal e difícil ao mesmo tempo fazer algo tão popular. Nas redes sociais, o reality é sempre um dos mais comentados. Tenho o reconhecimento das pessoas nas ruas. Às vezes, fãs do programa até me param e me perguntam curiosidades. Mesmo quem diz que não assiste lembra de algo marcante e conhece o formato. Fazer com que um projeto se torne parte da cultura do brasileiro é algo muito difícil. Todo ano, a partir de agosto, começam a especular os participantes e eu acabei me tornando o Carelli de A Fazenda e isso tudo é muito inusitado”.
A dona do cercado!
De 2009 a 2020, A Fazenda foi apresentada exclusivamente por homens. Isso só mudou na 13ª temporada, quando o programa ganhou o toque especial de uma mulher poderosa, a apresentadora Adriane Galisteu. Ela trouxe bom-humor, moda, mostrou seu talento e conquistou o coração do público.
Galisteu foi de fã número um do programa à porta-voz do reality dos realities: “Eu sou fã de A Fazenda desde a primeira edição, inesquecível inclusive, não perdia um dia. Mas logo no começo de A Fazenda eu já percebi que era um reality diferente, por causa do convívio com os bichos, uma pessoa da cidade grande tem que lidar com o universo de uma fazenda, tirar leite de vaca, tirar o ovo da galinha, limpar um pasto, é muito divertido, é muito bacana, eu gosto muito do programa".
Adriane já era uma apresentadora consolidada, mas recebeu o convite de comandar o programa como um presente, e transformou a oportunidade em um marco na carreira: “A Fazenda me trouxe uma segurança cada vez maior na frente das câmeras, principalmente pelo desafio e intensidade de apresentar um reality. Fazer um reality sempre me dá a sensação de estreia de programa, sabe? Em A Fazenda eu encontrei um lugar muito especial com o público, e estou ali apresentando e representando cada espectador do programa”, explica.
A apresentadora caminha para sua quinta temporada à frente das câmeras, e conta a lição mais importante que aprendeu nessa jornada: “Bom, eu sempre gostei muito do ao vivo, o fato de eu estar ao vivo, com outras pessoas ao vivo, eu tive que lidar ainda mais com a questão do improviso, do jogo de cintura, porque tudo pode acontecer, afinal de contas é um reality, é uma novela da vida real, não tem nada programado, organizado, ninguém tem texto. Eu já passei por várias situações, muito divertidas, outras nem tanto, mas acho que a maior lição de todas é me manter neutra. Como eu sempre torci, entrei no Twitter, acompanhei as torcidas, de repente eu ter que ficar fora disso tudo e ficar como uma telespectadora, com a minha torcida interna, mas olhando para tudo como uma apresentadora neutra. Isso é um grande aprendizado para mim”.
Para Galisteu, A Fazenda tem uma importância especial: “Eu acredito que o reality tem um impacto na história da TV brasileira, porque é uma novela da vida real. O brasileiro sempre foi apaixonado por novela. A gente sempre acompanhou as novelas que marcaram épocas, vidas, casamentos, histórias. E com os realities não é diferente, só que feito por pessoas reais, com sentimentos reais“, comenta.
Passarela rural
A moda faz parte da personalidade de Galisteu, e a apresentadora inspira o público com looks incríveis todos os dias na tela da RECORD. Ao lado de sua equipe, ela planeja todos os anos com antecedência os figurinos que vai usar da estreia à final do reality. Em A Fazenda 17, serão 110 looks!
Além da coleção de botas, chapéus e fivelas, que deixam o visual com a pegada do reality, Galisteu também usa e abusa de suas próprias tendências. Na 15ª edição, usou macacões personalizados com patches de A Fazenda, e na 16ª temporada, trouxe as camisetas divertidas, com bordões como “fogo no feno!” O que será que ela pensou para a nova edição?
“Teremos novidades, não sei se posso falar. O Carelli não conta, mas eu conto. Eu percebo cada vez mais que o universo country, western, invadiu completamente a cidade. Apesar de ser um reality rural, nós estamos aqui na cidade grande, bem pertinho. Então, um jeito de trazer a cidade grande para dentro dos meus looks no universo rural é misturar os estilos. Percebi que a camiseta polo voltou muito forte. Então, nós teremos camisetas polo, com cores diferentes, com chapéu cowboy. Toda semana, todo domingo, que é quando eu usava o macacão, usava as camisetas. Agora eu vou estar de camiseta polo colorida”, adianta.
Inspire-se relembrando os looks da apresentadora:
Não há como negar, Adriane Galisteu conseguiu se superar em mais uma temporada de A Fazenda! A apresentadora serviu mais de 80 looks com estilos variados, tendências country e peças de milhões. Impossível não se inspirar com ela, que tal rever os melhores?
Amor além do reality
Entre um pé de entreveiro e outro, o solo do reality rural também se mostrou bastante fértil para fazer florescer grandes amores! Do reality, saíram oito casais que estão juntos até hoje. Eles foram shippados pelos fãs do programa desde a primeira troca de olhares no confinamento, as câmeras capturaram o primeiro beijo, as DR’s, até o fim da jornada deles na frente das câmeras, que marcou o início da vida juntos aqui fora.
O ator Rodrigo Phavanello entrou na 11ª temporada focado no jogo, mas foi surpreendido: “Jamais passou pela minha cabeça que ali eu encontraria o amor da minha vida. Foi uma surpresa daquelas que mudam tudo, sabe? A gente pensa que está indo por um motivo e descobre outro muito maior”.
Rodrigo se apaixonou pela Miss e jornalista Sabrina Paiva, e o amor foi 100% correspondido: “O coração acabou falando mais alto. A gente se conheceu de verdade lá dentro, no dia a dia, sem máscaras, e isso fez toda diferença”, conta a ex-peoa.
Para o ator, o reality mudou seu destino: “Não só profissionalmente, mas principalmente na vida pessoal. A Fazenda me deu a chance de conhecer a Sabrina, e isso mudou o rumo da minha história. Foi um divisor de águas”.
Sabrina concorda: “Totalmente! Eu digo que A Fazenda me deu muito mais do que eu esperava. Além do aprendizado e amadurecimento, me deu o Rodrigo. A gente saiu de lá diferente, e hoje seguimos juntos construindo nossa vida”.
Em 2020, mais um casal querido nasceu no programa, apelidado pelos fãs como ‘Malyne’. A Miss Brasil Jakelyne Oliveira e o cantor Mariano deram os primeiros passos do romance em A Fazenda 12: “Até hoje, quando paro para pensar, parece surreal. Qual a chance de conhecer o amor da sua vida em um reality? Ainda mais considerando que tínhamos vários amigos em comum, mas só fomos nos conhecer lá dentro. Como diz Ricardo Mariano ‘Deus organizou tudo certinho’”, aponta Jake.
O amor escalou para um pedido de noivado dos sonhos em uma viagem às Maldivas. Em abril deste ano, trocaram alianças em uma fazenda: “Tivemos alguns participantes da nossa edição presentes no casamento e quando olhava para eles, lembrava da gente confinado, vivendo tudo tão intensamente. Foi emocionante oficializar nossa união cercado por pessoas que fizeram parte da nossa história. Nos sentimos muito abençoados”.
Cada detalhe da união foi festejada pelo público: “Um dos maiores frutos são nossos fãs, que seguem conosco até hoje. Sempre ouvi que fã de reality é passageiro, mas os Malyne provaram o contrário. Eles fazem parte das nossas vidas e nós amamos compartilhar cada momento com eles. Sou imensamente grata ao reality por tudo o que ele me proporcionou e ainda proporciona, tanto na vida pessoal quanto na profissional”, confidencia Jake.
A Fazenda também quebra paradigmas! Já ouviu o ditado “sorte no jogo, azar no amor”? A atriz e apresentadora Flávia Viana mostrou que a expressão popular estava errada, e teve sucesso em dose dupla: ela conheceu um amor no confinamento e ainda foi campeã da temporada!
Flávia fez parte do elenco de A Fazenda: Nova Chance, uma temporada que contou com ex-participantes de diversos realities brasileiros. Por lá, ela conheceu o humorista e apresentador Marcelo Zangrandi: “Entrei focada nessa nova chance, em viver A Fazenda e totalmente fechada para relacionamento. Tentei resistir ao Marcelo no início, mas ouço sempre a voz do meu coração, e quando ele falou bem mais alto eu me deixei levar por esse sentimento lindo que surgiu. Que bom, né?”.
Ela foi a grande campeã da temporada, e junto com Marcelo, deu início a uma vida de parceria e muita felicidade. Em 2020, o amor multiplicou com o nascimento de Gabriel. O primeiro aninho do filho foi comemorado com o tema ‘fazendinha’: “Ele é fruto desse encontro! Desse amor que surgiu ali na Fazenda, não tinha como comemorar diferente”, revela.
O álbum de recordações amorosas do reality, ainda conta com outras histórias de amor.
Relembre os casais formados em A Fazenda:
Se um dia alguém achou que não dava para encontrar um grande amor em A Fazenda, esses oito casais provam o contrário! Do reality para a vida, os ex-peões levaram o romance para fora do programa e estão construindo o 'felizes para sempre' juntinhos. Relembre todos!
Campeões no topo
Vida de peão não é fácil, prova disso são as trajetórias repletas de emoção dos vencedores de A Fazenda! Os grandes campeões marcam a história do programa com garra, sabedoria, e recebem ao final da jornada, a melhor recompensa possível, que vai muito além do prêmio em dinheiro e do reconhecimento do público!
Flávia Viana explica a sensação: “A vitória do reality me trouxe um sentimento tão único, uma segurança como mulher de que seguir sua verdade sem passar por cima de ninguém dá certo, e com certeza colho e colherei frutos desse marco aonde quer que eu esteja”.
A campeã acredita que A Fazenda mudou sua vida: “O principal é olhar para a família que construímos vinda desse encontro que já estava marcado. O nascimento do Gabs, fãs que tenho comigo me apoiando e impulsionando meu trabalho até hoje. Foi lindo!”.
Flávia segue brilhando em todos os campos da vida: “Eu estou em um momento lindo, vamos estrear a nova temporada do Missão PodDelas, estou produzindo conteúdos que gosto muito nas redes sociais, mesclando a moda com lifestyle e família, tudo dentro do que amo e o retorno do público, essa nossa troca é meu combustível. Além disso, voltei a estudar e exercitar meu lado atriz, eu amo tanto que quero voltar aos testes e atuar”, conta.
“Égua, mana!”
Além de Flávia, o reality conta com mais oito campeãs, e entre as representantes dessa força feminina, está a artista Jaquelline Grohalski, vencedora da 15ª temporada: “A Fazenda é um divisor de águas na minha carreira, eu tenho orgulho em dizer que sou campeã, o reality traz lembranças de onde eu vim, que é Rondônia, eu amo a cultura sertaneja”, afirma Jaque.
Ela teve uma trajetória intensa do início ao fim do jogo, brigou, beijou, venceu provas e conquistou o coração do público. Se Jaque pudesse mudar algo da sua história no reality, não mexeria em nenhuma vírgula: “Não me arrependo de nada, voltaria e faria tudo novamente!”
Além do prêmio, ela conquistou uma verdadeira legião de fãs, que a acompanham em cada passo da vida. A artista explicou a relação com eles: “De amizade sincera, tenho grupos e nos falamos todos os dias, eles me presenteiam, e sempre estão comigo, são de verdade!”.
Dos 32 votos ao pódio eterno!
O mais recente campeão de A Fazenda lutou para conquistar seu lugar na seleta lista de vencedores do reality! O ator Sacha Bali foi julgado por quase todos os peões após mal-entendido com Larissa Tomásia, chegou a receber 32 votos em uma única formação de Roça, foi alvo de xingamentos dos rivais, mas teve foco e garra para chegar ao objetivo. Hoje, ele ostenta o posto de campeão, recebe o carinho dos fãs e viu a vida mudar completamente.
Relembre o anúncio do campeão da última temporada:
“O prêmio foi um alento na minha vida, é como se eu tivesse correndo uma maratona de 20 anos e finalmente pudesse descansar. Consegui ter uma segurança financeira, comprar um apartamento que garantisse a aposentadoria da minha mãe, fazer uma obra no meu apartamento e poder me dedicar aos meus projetos artísticos. Além disso, ganhei uma legião de fãs e passei a receber um carinho absurdo de quem me acompanhou no programa. Isso me enche de gratidão e felicidade, não há dinheiro que pague”, revela.
Apesar dos momentos difíceis no reality, Sacha transformou a jornada em aprendizado: “A experiência que tive na sede foi algo extraordinário, que me fez crescer muito como ser humano. Descobri qualidades em mim que eu nem sabia que tinha, passei a lidar melhor com as minhas emoções e aprimorar minhas relações pessoas. Sem dúvidas foi um divisor de águas na minha vida, uma das melhores coisas que já me aconteceram”.
G4
Quando quase todos viraram as costas para o ator no confinamento, ele recebeu o abraço acolhedor do modelo Yuri Bonotto. Com o passar dos dias, a dupla virou trio, com o ator Gui Araújo, e depois um quarteto, com a empresária Luana Targinno.
Ao olhar para sua trajetória, é no G4 que Sacha encontra as lembranças mais positivas: “Os momentos de alegria que tive com o G4. Vivi momentos muito pesados lá dentro, era um massacre cotidiano que sofri de quase todos que estavam na casa. Mas o Yuri, a Luana e o Gui foram meu porto seguro lá dentro. Tivemos trocas incríveis, nos defendemos, demos muita risada, cantamos, abrimos nossas vidas um para o outro… Em muito pouco tempo nos tornamos uma família, e vou levá-los para sempre no meu coração”.
Além do prêmio, dos fãs e do reconhecimento, Sacha saiu do reality com um bem imensurável, bons amigos: “Sou muito grato a eles por tudo que vivemos, toda vez que venho a São Paulo nos encontramos para relembrar essas vivências e cultivar nossa relação. Sem dúvida, esse afeto foi o que mais me marcou. Acredito que o afeto seja o que realmente importa nas nossas vidas, é o que fica depois de tudo que a gente passa!”.
Confira os campeões de todas as temporadas:
Não tem para ninguém, esses foram os maiorais de suas respectivas edições de A Fazenda! Guardados no coração do público, os grandes campeões do reality rural marcaram a história do programa e movem multidões de fãs até hoje. Relembre os vencedores de cada temporada!
Vida nova
Ao longo das temporadas, alguns peões se destacaram tanto, que mesmo sem vencer o reality, levaram um grande prêmio. A Fazenda é uma vitrine, e usar a oportunidade em frente às câmeras para mostrar seu potencial é um salto para o sucesso.
A jornalista Rachel Sheherazade já era reconhecida pela carreira consolidada, mas quis experimentar algo inédito em sua vida: “A Fazenda foi uma experiência única, intensa em todos os sentidos e a minha estreia em um programa de entretenimento. Eu viveria tudo da mesma forma, mas teria me afastado, de todas as formas, de pessoas descontroladas e agressivas, como a participante que provocou minha expulsão do jogo”, revela.
Rachel foi citada pelo diretor Rodrigo Carelli como uma das favoritas da 15ª temporada, mas acabou tendo a jornada interrompida por uma expulsão. Naquela altura do jogo, a jornalista já tinha cativado um exército de fãs: “São os melhores fãs que alguém poderia ter, um presente na minha vida. Estão sempre comigo, me apoiando em cada passo e novo projeto. Sem elas, teria sido muito difícil enfrentar tudo o que enfrentei”.
A saída repentina poderia ter marcado um fim trágico na trajetória de Sheherazade, mas a jornalista usou tão bem sua participação no reality, que chamou a atenção para outros projetos. De peoa em A Fazenda, Rachel virou apresentadora da segunda temporada de A Grande Conquista: “Foi uma das experiências mais incríveis que vivi na televisão. Amei viver o reality de outro prisma. Aprendi muito com toda equipe e nutri um grande carinho pelos participantes”, relembra.
Em seguida, ela comandou o Domingo Record, e atualmente, brilha na apresentação de Acumuladores.
Caso do acaso?
Na mesma temporada, outra peoa foi uma grata surpresa para o público. De campeã olímpica de vôlei, Márcia Fu se tornou a ‘queen’ de A Fazenda! Como todas as rainhas, a atleta teve uma trajetória repleta de altos e baixos no reality, mas contornou todas as dificuldades usando seu carisma imbatível.
“Eu sou outra Márcia pós-Fazenda! Amei ter participado, adorei, me sinto super bem hoje em dia com o que A Fazenda me trouxe, principalmente em termos de visibilidade. As pessoas hoje me reconhecem, me param na rua, principalmente as mais jovens”, afirma.
Durante sua passagem pelo cercadão, Márcia explodiu nas redes sociais com memes divertidos, como a cena em que ouvia uma fofoca atrás da porta, e os bordões “para” e “tá, colega”. O preferido tem a ver com um amor que cresceu no dia a dia do reality: “O pavão, óbvio! Quando eu estava deitada com meu pavãozinho, conversando com ele. É o meme que eu mais amo”.
Além de contribuir com a criação de cenas hilárias, que marcaram a história do reality, Márcia ainda emplacou um clássico da cantora Tetê Espíndola no topo das paradas musicais. Escrito nas Estrelas estourou nas plataformas de áudio após a peoa cantarolar na sala da sede. O sucesso foi tão grande, que a cantora Lauana Prado gravou sua versão e chegou ao topo da Billboard Brasil Hot 100, lista das músicas mais ouvidas no país.
Em 2024, Márcia estreou como apresentadora dos quadros Fuzenda e Celeiro da Justiça, em A Fazenda 16. E neste ano, brilhou com a Márcia Terapia, esquete do Power Couple Brasil 7! Para a 17ª temporada do reality rural, a queen já marca presença: “Vamos ter o Fuzenda firme e forte, quero todo mundo assistindo, vai ser ótimo, e a Live do Eliminado também às sextas-feiras. Vocês podem contar com a queen no Fuzenda, que vai arrebentar nesse ano, vocês vão amar!”.
Rei da Cabine
A Fazenda corre nas veias de Lucas Selfie! O apresentador marcou a história do programa e também teve sua própria vida transformada pelo reality. No meio de um elenco repleto de personalidades marcantes na 12ª temporada, Lucas conseguiu mostrar sua essência, conquistar o público e se consagrar como apresentador.
Selfie já era bastante conhecido na mídia, mas recebeu os holofotes de uma maneira diferente no reality: “Mudou a minha vida pessoal e profissional. Eu já trabalhava na TV há sete anos, em um programa de grande repercussão, que era o Pânico, mas as pessoas me conheciam pelos quadros e matérias. Pouca gente me conhecia a fundo, não sabia o que eu pensava, como eu era… O reality me deu a oportunidade de me mostrar completamente, confiante, vulnerável, às vezes equilibrado, às vezes nem tanto”, brinca.
Ele não levou o prêmio, mas até na hora da eliminação fez história, quebrando os protocolos e voltando para a sede, a fim de se despedir dos amigos. Quando retornou ao deck, perguntou se estava sendo odiado, naquela altura ele não sabia, mas já tinha cruzado a linha que separa os peões das lendas.
“E quando eu saí e vi que muitas pessoas gostaram disso, me deu uma confiança gigante em ser eu mesmo e começar a falar com um público diferente, que eu não conhecia. No quesito profissional, amadureci muito ao longo desses cinco anos como apresentador, produtor e empresário. Hoje, além de apresentar a Cabine de Descompressão, minha produtora é responsável pelo conteúdo digital do reality, então esse lado empreendedor é trabalhado intensamente em vários momentos que as pessoas não veem no vídeo”, comenta.
A história de Selfie ganhou novos capítulos em A Fazenda, ele virou apresentador da Cabine de Descompressão, da Live do Eliminado, do Celeiro da Justiça, e foi além: dominou os outros realities da RECORD, se tornando referência na emissora com entrevistas icônicas no Power Couple, em A Grande Conquista, e nunca para de surpreender com conteúdos novos na produtora e no canal Selfie Service. Lucas abraça todas as oportunidades que a vida traz, e ela retribui com sucesso em todas as empreitadas!
Celeiro de lendas e memes
Personalidades marcantes têm seu nome gravado na história do programa. Como esquecer as passagens de peões icônicos como Nicole Bahls, Mara Maravilha, Theo Becker, Vavá e tantos outros? Para capturar a atenção do público, um diferencial é indispensável: não ter medo de ser você mesmo!
A atriz Nadja Pessoa deu exemplo disso nas temporadas 10 e 15. Para a artista, o reality foi um marco em sua vida: “De certa forma foi assim que conquistei todos os meus fãs, pessoas que me amam pelo que eu sou, que puderam ver todos meus lados, torcer e vibrar por mim de uma forma incrível, se unindo nas duas vezes e provando que juntos somos mais fortes”, pontua.
Além de ex-peoa, ela também se considera fã do programa: “Sempre gostei de entretenimento e reality está dentro disso, já acompanhava e me divertia assistindo! Mal sabia eu que um dia iria viver tudo isso!”.
Nadja faz parte do seleto grupo de participantes que teve duas oportunidades de aparecer no reality. Em ambas temporadas, ela exaltou a atuação dos ‘nadnáticos’, como é denominada sua torcida: “Sou grata pelas experiências, pelos meus fãs que me acolheram e sempre estiveram comigo, que foi a melhor parte de tudo”.
Outro modelo perfeito de ex-peoa que não teve medo de mostrar tudo de si é a eterna musa da Banheira do Gugu, Luiza Ambiel! A atriz conseguiu se destacar em uma temporada repleta de personalidades fortes como ela, repercutiu na internet com cenas hilárias e foi um dos grandes nomes de A Fazenda 12.
“Eu não esperava que fosse tomar essa repercussão toda. Apesar que eu entrei com um pouco de medo de mim porque eu sou uma pessoa muito sem filtro. Acho que às vezes eu precisava dar uma segurada e ter um jogo de cintura maior. Então, eu tinha muito medo do que eu poderia falar para outra pessoa, ou de ficar nervosa e agredir alguém. Quando eu saí, realmente foi um susto mesmo, ainda mais a parte dos memes. Mas foi muito top”, conta Luiza.
Segundo a atriz, todo o sucesso que fez no reality tem motivo: “O público gosta das pessoas autênticas, verdadeiras e que não têm medo de passar vergonha. O que eu escuto das pessoas é assim ‘você tem carisma, é divertida e autêntica, você fala mesmo!”.
Luiza acredita que o público não conhecia seu lado carismático, pois na Banheira do Gugu rolava tensão, já no teatro ela sempre estava interpretando algum personagem: “Em A Fazenda, eu fui como eu sou no meu dia a dia. Até quando estou brava falando com alguém, a pessoa começa a dar risada e fala ‘Luiza, você é engraçada’, e eu não me acho engraçada. Então, acho que isso cativou o público, brigar por doce de leite… Mas não esperava que fosse cativar tanto assim o público jovem que eu tenho hoje. Nossa, sou muito grata”.
A artista exalta uma das grandes realizações que o reality proporcionou: “Por meio de A Fazenda eu consegui migrar da TV aberta para as redes sociais”. Parte dessa virada de chave se deve aos diversos memes que a musa criou no programa: “Meu meme favorito é o do ‘Gente, vocês acham que eu tô sendo falsa?’. Até hoje, onde eu estou, tem gente que fala isso. Por exemplo, outro dia minha filha gravou um vídeo para mostrar onde ela estava, e de fundo uma galerinha adolescente, com 17, 18 anos, num coral falando ‘Gente, vocês acham que eu tô sendo falsa?’ Então, eu fiquei pensando, ‘como pode isso ter virado um meme?’ Porque ali era um momento tão sério para nós e aí, virou logo um esculacho, virou uma zona nas redes sociais. O da lixa também, quando eu olho, dou risada. Eu falo ‘nossa, cara, muito surtada!”.
Em A Fazenda 14, a atriz Deborah Albuquerque mostrou que personalidade é seu sobrenome! Ela protagonizou embate forte com a advogada Deolane Bezerra, participou de grupo, escondeu guloseimas dos adversários e virou a ‘pavoa’ ao transformar o pavão da sede em seu melhor amigo, nomeando o bichinho como Salomão, sobrenome de seu marido.
Ela já era conhecida pelos fãs da RECORD: “De certa forma, eu esperava me tornar uma figura marcante na minha edição devido à minha participação no Power Couple, à minha percepção de que eu era uma pessoa forte para reality show e com uma personalidade que interessava ao público. Da mesma maneira que eu era muito extravagante, e sou até hoje, também nunca levei desaforo para casa e sempre incomodei muito as pessoas à minha volta; o que me torna um alvo para as brigas e, normalmente, sempre tem confusão à minha volta e eu rebato à altura. Então, eu imaginava que me tornaria marcante, mas o quão marcante foi, acho que superou as expectativas”, afirma Deborah.
A ex-peoa lembra com carinho tudo o que colheu após o reality: “A Fazenda mudou minha vida de inúmeras maneiras. Foi uma vitrine muito grande, hoje eu não consigo mais ir na farmácia ou no supermercado sem que as pessoas me conheçam e me reconheçam. Isso para uma pessoa como eu, que estudou e se formou em jornalismo, que é formada com DRT de atriz, é muito bom porque a gente busca realmente o reconhecimento do público".
Deborah conseguiu realizar seus desejos após a participação: “O reality me trouxe para o grande público da televisão, que é algo que eu sempre sonhei e tive como objetivo. Hoje, aliado à internet, eu consigo trabalhar muito bem com isso e com um programa também muito bem-sucedido no YouTube. Então, sim, A Fazenda foi muito benéfica para a minha imagem como artista”, confidencia.
E o que dizer do furacão que foi a modelo Solange Gomes na 13ª temporada? Ela mesma explica: “Eu queria muito ter vencido A Fazenda, era um desejo antigo. Infelizmente, isso não aconteceu, mas lá dentro eu vi que realmente não é uma tarefa fácil. Eu não esperava me tornar uma pessoa marcante, mas sonhava em ser uma devido à minha personalidade. Durante muitos anos, eu pude deixar bem claro isso na mídia, que eu tenho uma personalidade forte e que eu seria um personagem muito bom para um reality show”.
Logo na primeira semana, Solange travou uma treta gigante com Rico Melquiades, foi chamada de ‘velha’ e retrucou xingando o rival de ‘feio’: “Eu chorei quase uma semana sem parar porque não estava acostumada com aquele tipo de briga em rede nacional”, revela.
Com o modelo Erasmo Viana, não foi diferente. O rapaz foi chamado de “maracujá-de-gaveta” ao tentar ofender Solange, alegando que o tempo dela já tinha passado. A modelo mirou na autoestima do oponente: “Pensei em chamá-lo de velho, mas eu não queria utilizar essa palavra. Aí essa expressão veio na minha cabeça e eu uso isso hoje na minha vida, no meu cotidiano, brincando com as pessoas. Falo assim ‘olha, se cuida ou você vai ficar igual o Erasmo, um maracujá-de-gaveta”.
Solange serviu memes, tretas, cenas divertidas, e se entregou 100% ao reality. O retorno foi excelente: “Uma das heranças que eu tenho de A Fazenda é o público feminino que eu consegui conquistar, que consome, compra e me faz ganhar dinheiro”, conta.
A ex-peoa marcou a história do programa, mas a recíproca é verdadeira, o reality também marcou a história dela: “A Fazenda transformou a minha vida para melhor. [...] Eu precisava fazer um trabalho maior na televisão, para que as pessoas me respeitassem mais no meio publicitário, nas redes sociais. Parece que quando a gente não faz algo muito grande na TV, o nosso valor diminui. Então, após A Fazenda, eu passei a ser muito mais valorizada em todos os sentidos e por isso tenho um carinho, uma gratidão e um respeito muito grande pelo reality, RECORD e diretores, por terem me dado a oportunidade”.
Momentos icônicos
Experts em reality e fãs
Tudo o que acontece dentro da sede de Itapecerica da Serra rapidamente ganha os holofotes. Além da repercussão dos canais oficiais, rostos muito conhecidos dos fãs fazem a cobertura completa de A Fazenda na imprensa e nas redes sociais.
Mestres na arte de comentar realities, os especialistas não perdem a oportunidade de analisar, alfinetar e até mesmo palpitar sobre quem será o grande campeão da temporada. A cada edição, eles provam que não falta público, assunto e, principalmente, polêmica.
Reconhecido pelo humor inteligente, o jornalista e colunista Chico Barney é referência em realities e tem cerca de meio milhão de seguidores em apenas uma rede social. Ele confessa que a relação com o reality rural é antiga: “Comecei a ver na primeira edição! Fiquei fascinado. A extravagância das personalidades escolhidas, a crueza da experiência. Foi amor à primeira vista”.
Chico ilustra bem o fenômeno do reality rural: “A Fazenda é um marco cultural que tem seu nome inscrito não só na história da TV, mas da cultura brasileira”.
Muito antes de se tornar um ofício, Chico confessa que comentava na internet por pura diversão: “Aliás, comento até hoje por diversão também. O trabalho foi consequência – virou minha profissão por causa da repercussão desses comentários”, revela.
O programa fisgou também a atenção do jornalista Flávio Dantas, mais conhecido no X como Dantinhas. Com perfil desde 2010 naquela rede social, ele começou a repercutir as edições do reality rural na internet por lazer. Em 2020, passou a fazer uma cobertura completa, e profissionalizou o hobby.
Atualmente, o jornalista possui mais de 700 mil seguidores na plataforma e não tem dúvidas que conseguiu unir trabalho com diversão: “A Fazenda é um dos meus realities favoritos”.
Com a experiência de quem já acompanhou todos os realities de confinamento da TV brasileira, Dantinhas falou sobre o que seria o grande diferencial: “A Fazenda tem uma dinâmica muito boa, bem mais interessante do que a de outro grande reality que os participantes ficam muito no ócio. Em A Fazenda, eles têm que cuidar dos animais, o que também gera muito entretenimento, porque a maioria das tretas acontecem a partir do trato, quando a casa se divide em dois grupos e essa distribuição de tarefas acaba sendo, digamos assim, uma vingança”.
Para a apresentadora e comentarista de realities, Bárbara Saryne, as lembranças da primeira temporada estão frescas na memória: “Lembro que achei a dinâmica incrível logo de cara. Várias personalidades da mídia trabalhando, acordando cedo, sendo colocadas em situações que, até então, nem imaginávamos que poderíamos vê-las enfrentando. Me conectei com vários participantes, mesmo não assistindo com a mesma intensidade de agora, já que ainda estava na escola e tinha uma rotina bem diferente”.
Ela se diverte relembrando as cenas: “Guardo na memória muitos detalhes da convivência do elenco. O banho da Danni Carlos sempre com capa de chuva, a música que o Dado Dolabella compôs dentro do programa, a desistência da Bárbara Koboldt, a Luciele Di Camargo sem querer participar das festas, o momento icônico do Theo Becker dizendo “esse é irmão desse”... E tantos outros".
Bárbara destaca a importância do reality ao mostrar na TV um outro lado dos famosos.“Vejo como o programa aproximou o público dos artistas. A internet ainda não tinha essa força toda, e a gente não estava acostumado a acompanhar a rotina de quem admirava. A Fazenda humanizou essa galera. Passamos a nos identificar mais, a perceber que todos têm problemas, defeitos, qualidades e inseguranças”, observa.
Ela ainda analisa como o reality rompe barreiras: “O programa se consolidou na TV aberta brasileira. Mesmo quem não acompanha de perto sabe que A Fazenda existe, e isso é muito significativo. Outro ponto que vale destacar é que, por estar há tantos anos no ar, acompanhou mudanças da sociedade, se posicionou diante de pautas mais complexas, levantou debates importantes, trouxe uma mulher para a apresentação, o que também é um marco. E ainda pode muito mais. Eu acredito muito em A Fazenda”.
A atração da RECORD também gera conteúdo rico para o comentarista Cairo Jardim, apresentador do Link Podcast. Ele tem o prazer de unir o trabalho ao que ama assistir: “Sou muito fã do programa desde da primeira edição e sem dúvida nenhuma é um dos realities que eu mais gosto. Comparando todos os segmentos, não só o de reality de convivência”.
A Fazenda acompanhou de perto o crescimento da internet no país, e com ele, vieram as páginas especializadas no assunto. O fisioterapeuta Nicollas Piton é o criador e administrador da Central Reality nas redes sociais: “Como um verdadeiro fã raiz de A Fazenda, comecei a acompanhar o reality desde a primeira temporada. Lembro bem de todo o mistério em torno da revelação do elenco, e foi justamente isso que despertou a minha curiosidade para assistir ao programa na época".
A página de Nicollas acumula mais de um milhão de seguidores ávidos por reality: “Para mim, A Fazenda é puro entretenimento! Desde as provas bem elaboradas e cheias de emoção até as tretas que os peões sempre entregam", conta.
Os especialistas têm a felicidade de trabalhar com o que amam, e isso fica nítido nos conteúdos que criam, como Bárbara diz: “A gente já lida com assuntos pesados demais na vida, então precisamos de algo que nos divirta e, ao mesmo tempo, nos faça sentir parte. Sou muito dedicada e gosto de estar completamente imersa no que está rolando no programa, para que o público possa confiar no meu conteúdo. Minha vida seria muito mais difícil se eu não fosse tão fã do programa como sou (risos). Meus amigos sabem que, durante o reality, é até mais difícil me encontrar. Na reta final bate aquele cansaço, mas a sensação de que valeu a pena é boa demais”.
Explosão digital
A Fazenda alcança números impressionantes em todas as mídias, e isso não é resultado de fórmulas mágicas ou sorte, o êxito vem com trabalho duro e escuta.
A diretora de Conteúdo Digital e Transmídia, Bia Cioffi, explica: “O maior trunfo de A Fazenda é estar sempre de ouvidos abertos ao que o público nos pede e informa, seja por qual frente for, mas especialmente nas redes sociais. Estar atento ao que o público pede ajuda muito a entregar algo que atenda à expectativa de quem nos acompanha (ou gostaria de acompanhar) no digital – e até mesmo na TV".
Com grandes números, vêm grandes responsabilidades. O público do reality é engajado, mas, em contrapartida, também é bastante exigente. Segundo Bia, surpreender esses fãs e buscar novidades é indispensável: “Atender à expectativa de quem está ansioso para acompanhar a nossa programação é um desafio e tanto. E é por isso que estamos sempre atentos ao que eles nos pedem, informam e indicam, especialmente nas redes sociais. O público, assim como as marcas parceiras, é cocriador do conteúdo digital em A Fazenda“.
Entre os grandes sucessos digitais do reality, a Cabine de Descompressão foi pioneira ao mostrar o primeiro contato dos peões com o mundo fora do confinamento, logo após a eliminação.
O quadro chegou a ser referência para outros realities: “A RECORD tem uma trajetória de conteúdo transmídia que já tem mais de 15 anos. Nesse tempo, foram diferentes formatos, relacionados a diferentes tipos de programas – desde reality shows, como A Fazenda, até produções gravadas e vinculadas ao jornalismo. É, acima de tudo, um orgulho inspirar outros produtores de conteúdo”, explica a diretora.
Captando novos públicos
É bastante comum ver os telespectadores irem da TV para a internet, a fim de rever momentos do programa, rir de memes, e ficar por dentro das novidades, mas um movimento contrário também está sendo notado.
“Hoje, observando os feedbacks do público, especialmente nas redes sociais, vemos relatos que nos mostram exatamente isso: pessoas que conheceram a programação da TV por conta de sua repercussão no digital e se interessaram ao ponto de ligarem na RECORD para assistir ao show no horário certinho da grade da televisão aberta. Mas, para além disso, nosso desejo é entregar conteúdo para que seja consumido onde o público quiser, na hora que quiser, da forma que quiser. E é por isso que estamos presentes nas redes sociais, no R7.com, no RecordPlus e em outras plataformas digitais”, aponta Bia.
Cardápio digital variado
O reality gera assunto de sobra não só para o site oficial e redes sociais, mas também para os produtos digitais, quadros originais do programa feitos especialmente para os fãs.
“A Fazenda tem cinco conteúdos digitais em seu cardápio principal. Cabine de Descompressão, que é a primeira entrevista com o eliminado do jogo, com exclusividade no RecordPlus; o Selfie Service Especial – Live do Eliminado e o podcast Aquecendo O Feno, os dois exibidos de maneira multiplataforma; o GalisTour, que conta com Adriane Galisteu mostrando os bastidores do reality show, do canal da RECORD no YouTube e o A Fazenda Express, um resumo dia a dia, em vídeo vertical, que vai ao ar nas redes sociais do programa. Mas tem ainda o QAP, os Spoilers das Provas, os vídeos de WhatsApp, os plantões nas redes do R7... são muitos conteúdos originais do digital de A Fazenda, cada um mirando em um nicho específico de público. Para acompanhar todos eles, basta acessar a ‘casinha do reality show’ no R7.com (r7.com/afazenda). Lá tem saída para todas as frentes de entrega de conteúdo transmídia do programa".
Confira os produtos digitais de A Fazenda:
A Fazenda não brinca em serviço quando o assunto é conteúdo original! A nova temporada vai contar com os produtos digitais que o público já conhece e ama, mas também receberá uma nova estrela em seu portfólio. Vem spoiler por aí!
Nova temporada, novos desafios
Quem deu uma olhada nas redes sociais do reality rural, se surpreendeu com trends e challenges divertidos para o esquenta da 17ª edição. Bia diz que as ações foram uma grata surpresa para a emissora: “O desafio da corrente que começou com o Carelli contando seu momento favorito do programa em todos os tempos, chegou, de convite em convite, à participação de 300 influenciadores espalhados por todo o Brasil. Um show de diversidade e engajamento! Para a brincadeira do avatar com IA, em que o público criou a sua versão peão, foram centenas de participações compartilhadas com as nossas contas. Ou seja, estamos felizes em saber que não somos os únicos empolgados com a estreia da nova temporada do reality. Tem mais gente nessa expectativa!”.
Recentemente, o PlayPlus passou por um rebranding, e virou RecordPlus. Por lá, os fãs vão observar cada detalhe do confinamento: “Serão seis sinais exclusivos e 24 horas, para o público acompanhar o que está acontecendo durante o dia lá na sede. Na hora em que o programa começa na TV, a exibição no RecordPlus vai ao ar simultaneamente e de graça. Ainda na plataforma é exibida ao vivo e de maneira exclusiva a Cabine de Descompressão, com Lucas Selfie no comando, logo após cada eliminação acontecer no programa da RECORD.”
Confira na íntegra o podcast Aquecendo o Feno comandado por Lucas Selfie:
Muito além dos 20 minutos
A Cabine de Descompressão virou um marco na história dos realities brasileiros. A conversa logo após a eliminação traz todas as emoções dos eliminados em pauta. O apresentador Lucas Selfie colocou seu toque especial no quadro, que se transformou em um verdadeiro fenômeno de audiência.
“Eu fico muito feliz com o crescimento da Cabine. Já é o meu quinto ano no comando dela e da Live do Eliminado, e eu vejo que a expectativa nesses 20 minutos muitas vezes é tão grande quanto o resultado da Roça em si. Eu tinha uma preocupação muito grande quando entrei no projeto, porque, além de ele já existir, tinha sido comandado por um dos maiores apresentadores que eu admiro muito, que é o Mion. Então, além da pressão e do que precisa ser feito, eu ainda tinha a tarefa de dar a minha cara para o produto e deixar alguma marca”, conta Selfie.
Ele tem o trunfo de ser ex-peão como os eliminados, e consegue uma conexão mais verdadeira com o entrevistado: “Ter participado me ajudou muito em todos os sentidos, o de poder questionar sem medo, por saber que tudo aquilo passa e que faz parte da experiência você ter que responder por todas as suas atitudes no game, sem drama; e também por entender a fragilidade emocional do participante que acaba de sair e que, às vezes, precisa de uma palavra mais carinhosa nos bastidores ou de ver alguns momentos legais e não muito polêmicos. É um jogo de equilíbrio muito tenso”.
Selfie elabora o roteiro levando em consideração as atitudes do peão, o que o público espera que ele questione, escuta as torcidas, pondera o que quer falar e o que cabe no programa: “Mas, chega na hora do ao vivo, tudo pode mudar. Cada um sai de um jeito, e eu preciso ficar muito atento à versão do participante que senta na minha frente após a eliminação. Já teve mocinho pronto para a guerra, vilã totalmente emocionada... Acontece de tudo”.
A jornada de apresentador trouxe aprendizados importantes para Lucas: “Eu amadureci muito com a Cabine, fui entendendo mais sobre o game e o lado psicológico de quem está lá dentro e de quem está aqui fora também. É uma tarefa muito difícil, porque você é seduzido o tempo todo. Aprendi a não levar em conta apenas a vontade da torcida e aquele desejo de sangue (risos). Eu preciso olhar o jogo com distanciamento e questionar qualquer participante, independente do amor ou da rejeição que ele tenha aqui fora”, explica.
Não é um bate-papo simples de comandar, Selfie deixa claro: “Acho que nesses quatro anos fui ficando muito mais empático e fortalecendo meu papo fora da câmera para tranquilizar a pessoa que acabou de sair. É um momento curto, mas esse pós-reality é fundamental para moldar a imagem que a pessoa quer trabalhar na internet e, no fundo, todos entram ali para melhorar de vida. Mesmo questionando, não é minha intenção queimar ninguém. Pelo contrário, quem mais se cancela é quem a gente dá mais oportunidade de rever, repensar e explicar seu ponto de vista. Muitas vezes rola arrependimento, outras vezes não”.
Selfie coleciona histórias, das tensas às divertidas, nesses anos de apresentação: “Já teve de tudo! Já anunciei divórcio, traição, fim de amizade, declaração de amor... Tudo que vocês puderem imaginar. Já veio participante pronto para tretar comigo porque já tinha visto a Cabine no ano anterior. A Deborah [Albuquerque] foi um bom exemplo disso. Já teve alfinetada de cara, climão no bastidor da Cabine, e isso foi parar na Live do Eliminado, que todo mundo acompanhou”, relembra.
Uma dessas conversas, em especial, marca a memória de Selfie: “A Cabine com Aline Mineiro e MC Gui também foi intensa. Além dos momentos individuais, tinha o flerte dos dois, que eram comprometidos e acabaram virando assunto no Brasil todo. Então, falar do jogo, dar esse tanto de notícias e ainda estar aberto ao que eles queriam saber, em 20 minutos, era um desafio imenso!”
O público é o termômetro do sucesso da Cabine de Descompressão, mas os fãs de reality tem uma pimenta a mais nos comentários. Mesmo amado pela maioria, Selfie já passou poucas e boas: “Eu aprendi a lidar. Já peguei muita pilha, acreditei em muitas críticas, já me deixei levar por alguns elogios também. Depois de um tempo, entendi que faz parte do estilo de programa em que a gente está. Reality é para mexer com paixão, com amor e ódio, e é utópico achar que não vai respingar nos apresentadores. Hoje eu relevo muita coisa, mas sou 100% antenado no que as pessoas querem e comentam. Levo muitas críticas em consideração para melhorar o que posso e, sempre que possível, trago o público para fazer parte do roteiro junto comigo”.
Sucesso comercial
Com história robusta e credibilidade, o reality colhe resultados positivos e se mantém na vanguarda das estratégias que conectam as marcas ao público.
Segundo o superintendente comercial multiplataforma da RECORD, Alarico Naves, o programa é um grande sucesso comercial: “A Fazenda vai além do consumo passivo e mobiliza torcidas, que participam ativamente em votações e dinâmicas, ampliando o engajamento do espectador com as marcas. Além de gerar conversas nas redes sociais que aproximam ainda mais o dia a dia de quem acompanha o programa com o que acontece no confinamento. O reality entrega atenção e retenção qualificada. Além disso, é um espaço onde a marca não só aparece, mas participa da narrativa, criando associações mais orgânicas do que em outros formatos. Isso ajuda a criar maior aproximação junto ao consumidor".
A expectativa para a 17ª temporada é alta, e Alarico acredita que o futuro do reality é multiplataforma: “O digital virou a extensão natural da narrativa apresentada na TV aberta, garantindo relevância contínua do produto em outros meios. Ao se desdobrar em outros canais ele pode mostrar bastidores, gerar novos memes, spin-offs e lives, seja no R7, RecordPlus ou em demais redes sociais, esse conteúdo é adaptado ao espectador para que seja melhor absorvido. Além de um formato diferente e de cortes de momentos marcantes dos realities, o digital também entrega conteúdos exclusivos e de interesse do público, por exemplo o ‘pós-reality’, ou seja, as reações e sentimentos dos participantes quando saem do confinamento”.
A repercussão do programa nas redes e canais digitais atrai ainda mais os anunciantes: “As dinâmicas, a convivência e a disputa em si não acontecem de forma separada das histórias pessoais de cada participante porque é a essência deles dentro de um jogo gerando conexão emocional junto ao espectador e com as marcas em conversas fora da TV que transformam audiência em engajamento. Temos em conjunto uma cocriação de experiências, através de uma área de Branded Content. Hoje as marcas participam ativamente do conteúdo valorizando ainda mais suas narrativas. Elas desenham provas, interações digitais e saem da simples inserção para o papel de protagonistas em suas ações, ganhando a atenção do público de forma mais orgânica”, explica o superintendente.
O público pode aguardar inovação: “Este ano, ao longo de toda temporada teremos grandes novidades, grandes ações com grandes parceiros comerciais”.
Nesta segunda (15), a partir das 22h30, A Fazenda estreia uma nova temporada e promete invadir sua rotina!

- Bia Cioffi: Diretora de Conteúdo Digital e Transmídia
- Juliana Lambert: Coordenadora Transmídia Sites Oficiais
- Bianca Barbosa (textos e reportagens): Redatora Teleimage
- Maria Clara Lentz (textos e reportagens): Estagiária de conteúdo
- Talita Batista: Coordenadora Transmídia Redes Sociais
- Gabriel Ferreira de Araújo: Analista de Redes Sociais
- Matheus Felipe Lima: Analista de Redes Sociais
- Vinicius Alves: Analista de Redes Sociais
- Larissa Yafusso: Coordenadora de Edição e Publicação de Vídeos
- Otávio Matenhauer Urbinatti: Coordenador de Edição e Publicação de Vídeos
- Natália Souza Campos: Redatora Transmídia
- Sarina Cessarovice: Coordenadora de Arte Multiplataforma
- Gabriel Marques: Arte
- Gabriela Lopes: Arte
- Amanda Megumi Arashiro: Estagiária de Arte
- Daniela Perlman: Arte Teleimage