Seleção de Israel homenageia reféns do Hamas em primeira partida após início da guerra
Atuando como visitantes, jogadores foram vaiados durante o hino; Campeonato Israelense continua suspenso, por falta de segurança
Esportesnoinsta|Do R7
A seleção de futebol de Israel entrou em campo pela primeira vez desde o início da guerra contra o Hamas, neste domingo (12), pelas Eliminatórias da Eurocopa.
Jogando fora de casa, os israelenses perderam para o Kosovo, por 1 a 0, e se complicaram na briga por uma vaga na principal competição de seleções europeias, que será disputada em 2024.
Durante a execução do Hino Nacional, os atletas israelenses fizeram um sinal de coração partido com as mãos, a fim de prestar solidariedade às 239 pessoas mantidas reféns pelo grupo terrorista Hamas, em Gaza, desde o dia 7 de outubro, quando começaram os conflitos.
"Ouça todo o país cantar conosco. Metade do coração está com os sequestrados em Gaza. Tragam-nos para casa agora", escreveu a federação de futebol local em uma publicação no Instagram.
Segundo os últimos informes oficiais, 12.440 pessoas morreram desde o início da guerra. Do lado palestino, foram 11.240 vítimas, incluindo 4.630 crianças. Os ataques do Hamas em território israelense deixaram cerca de 1.220 mortos.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A partida deste domingo foi disputada em Pristina, a capital do Kosovo. A torcida local presente ao estádio Fadil Vokrri vaiou os jogadores visitantes durante o hino e ao longo da partida. A maioria da população kosovar é composta de muçulmanos.
Israel volta a campo nesta quarta-feira (15), contra a Suíça, também pelas Eliminatórias. Apesar de ser o mandante da partida, o jogo será realizado na Hungria, por conta da falta de segurança no próprio território, que ainda convive com mísseis arremessados pelo Hamas.
Enquanto a seleção nacional se prepara para entrar em campo, os clubes do país continuam inativos. Todas as partidas do Campeonato Israelense foram suspensas, e ainda não há previsão de retorno das atividades.
Com R$ 1,8 bilhão, time de Cristiano Ronaldo lidera em ranking de folha salarial mais cara do mundo